NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
As cerimónias fúnebres ficaram a cargo da família do empresário russo que fundou o grupo Wagner. O Kremlin desmente que a queda do avião que vitimou Prigozhin tenha sido uma operação de vingança.
O presidente russo, Vladimir Putin, não vai marcar presença no funeral de Yevgeny Prigozhin, o líder do grupo Wagner, quemorreu um acidente de aviaçãoa semana passada. A notícia da ausência de Putin foi anunciada pelo Kremlin esta terça-feira.
Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS
"A presença do presidente não está prevista", disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em conferência de imprensa, sublinhando ainda que as cerimónias fúnebres "estão a cargo da família", não estando o estado russo envolvido nas mesmas e que o Kremlin não tinha sido informado sobre as mesmas.
Vladimir Putin confirmou, no passado dia 24 de agosto, que o ex-líder do grupo Wagner tinha morrido e enviou as condolências à família do oligarca que dirigia o grupo mercenário que serviu os interesses da Rússia tanto na Síria como na Ucrânia. "Era um homem com um destino difícil e que cometeu um erro grave na sua vida", sublinhou Putin, enquantoelogiava Prigozhin pela sua acuidade empresarial.
O acidente ocorreu dois meses depois de umainsurreição liderada por Prigozhine os seus mercenários. Uma coluna de militares marchou sobre Moscovo, percorrendo 200 quilómetros, a partir de Rostov, naquela que foi considerada pelos analistas internacionais como a maior demonstração contra Putin desde que o líder russo assumiu o poder, em 1999.
O aparelho que se despenhou - um Embraer legacy 600 EMBR3.SA - pertencia ao Wagner. No local, habitantes referem que viram corpos serem retirados da cena e que os investigadores forenses ergueram tendas que taparam a zona da cauda do avião. Rumores no local, recolhidos pelaReuters, indicam que os investigadores apontam para a teoria de que teriam sido colocadas uma ou duas bombas a bordo.
Prigozhin morreu este mês na sequência da queda do avião em que viajava e no qual seguiam mais nove ocupantes, incluindo dois líderes do grupo Wagner e quatro guarda-costas de Prigozhin. O avião seguia de Moscovo para São Petersburgo, tendo-se despenhado na região norte de Moscovo. Não são ainda conhecidos os motivos da queda do avião, mas o Kremlin classificou como falsas todas as teorias que apontavam que se tratava de uma vingança de Putin contra Prigozhin.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.