Líder do grupo Wagner estava na aeronave privada que caiu, matando os 10 ocupantes.
O líder do grupo Wagner está entre as vítimas da queda de um avião, esta quarta-feira, perto de Moscovo. Segundo a Aviação Civil russa, Yevgeny Prigozhin constava da lista de passageiros e, horas mais tarde, um grupo de Telegram ligado ao grupo de mercenários confirmou a morte do seu líder.
Concord/Handout via REUTER
O avião despenhou-se na região de Tver. Segundo a agência de notícias russa TASS, que cita o Ministério da Proteção Civil o "avião Embraer estava a voar de Sheremetyevo para São Petersburgo. Havia três pilotos e sete passageiros a bordo. Todos morreram".
"O líder do Grupo Wagner, um Herói da Rússia, um verdadeiro patriota desta Pátria - Yevgeny Viktorovich Prigozhin morreu na sequência de ações de traidores da Rússia", refere umpostno canal Grey Zone. "Mas mesmo no Inferno, ele vai ser o melhor! Glória à Rússia!".
Os serviços de emergência indicaram à TASS que oito dos corpos já tinham sido recuperados. O avião terá ficado completamente carbonizado, depois de ter feito um voo de menos de meia hora.
Mesmo antes da confirmação oficial da queda do avião e do nome de Prigozhin constar da lista de passageiros, já este canal de Telegram tinha publicado a indicação de que o avião tinha sido abatido pelas defesas aéreas russas, referia a BBC. Na mensagem dizia-se que a população ouviu duas explosões antes do avião se despenhar e viu dois rastos de fumo no ar.
A carregar o vídeo ...
Prighozin na lista de passageiros de avião que cai na Rússia
Yevgeny Prigozhin, de 62 anos, era o líder do grupo paramilitar Wagner, que em junho liderou uma rebelião armadaonde pedia a demissão do ministro da Defesa e do Chefe de Estado Maior do Exército russo, a quem culpava pela falta de apoio e comando na Ucrânia. A rebelião acabaria por ser travada e Prigozhin afastado da frente de combate, tendo-lhe sido dado asilo na Bielorrússia.
Antes deste incidente, era um dos homens mais próximos do presidente russo, sendo mesmo conhecido como'o cozinheiro de Putin'.
Notícia atualizada às 21h04 com a confirmação da morte de Prigozhin.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Até pode ser bom obrigar os políticos a fazerem reformas, ainda para mais com a instabilidade política em que vivemos. E as ideias vêm lá de fora, e como o que vem lá de fora costuma ter muita consideração, pode ser que tenha também muita razão.
Os magistrados não podem exercer funções em espaços onde não lhes sejam asseguradas as mais elementares condições de segurança. É imperioso que existam vigilantes, detetores de metais e gabinetes próprios para o atendimento ao público, inquirições e interrogatórios.
No feudalismo medieval, o feudo era a unidade básica: uma porção de terra concedida por um senhor a um vassalo, em troca de lealdade e serviço. A terra determinava o poder.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).