Presidente norte-americano tinha visita marcada à Polónia, mas acabou por visitar a Ucrânia.
O presidente norte-americano Joe Biden encontra-se em Kiev, Ucrânia. Tinha visita marcada para a Polónia, mas acabou por passar pela capital ucraniana.
Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS
Esta visita, não anunciada, surge no dia em que o presidente dos EUA era esperado na Polónia. De acordo com a sua agenda, ficaria neste país, vizinho da Ucrânia, até ao dia 22. No dia 24, assinala-se um ano desde o início da guerra na Ucrânia e esta visita europeia do presidente marcaria a data.
Segundo o jornalThe New York Times, o presidente norte-americano chegou a Kiev de comboio e tem caminhado pela capital junto a Volodymyr Zelensky, tendo passado pelo mosteiro de São Miguel enquanto soaram os avisos de ataque aéreo pela cidade. Para manter a segurança, a Casa Branca emitiu um horário falso que indicava que Biden estava ainda em Washington e que iria à tarde para a Polónia, quando já se encontrava em viagem.
Volodymyr Zelensky já partilhou uma fotografia com o presidente dos EUA via Telegram:
Num comunicado, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky revelou que ambos discutiram o envio de armas de longo alcance e que a visita é "um sinal de apoio extremamente importante para todos os ucranianos". Já os EUA adiantam que a Ucrânia receberá um novo pacote de ajuda militar avaliado em 500 milhões de dólares, que incluem munições para HIMARS e radares de vigilância aérea. Também vão ser aplicadas novas sanções contra empresas e as elites russas. Os EUA vão manter-se com Kiev "enquanto for preciso", avança informação emitida pela Casa Branca.
Este domingo, o primeiro-ministro polaco Mateusz Morawiecki indicou que a visita de Biden serviria para discutir a presença de tropas dos EUA na Polónia. "Estamos em processo de discussão com a Administração Biden sobre tornar a sua presença militar mais permanente e aumentá-la", afirmou em entrevista ao canal norte-americano CBS. De momento, encontram-se 11 mil soldados norte-americanos no país.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"