Sábado – Pense por si

Ucrânia. EUA acusam Rússia de "crimes contra a humanidade"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 18 de fevereiro de 2023 às 13:22
As mais lidas

A vice-presidente dos Estados Unidos avisa a Rússia que será responsabilizada pelos "crimes contra a humanidade" cometidos durante a guerra na Ucrânia.

Os Estados Unidos concluíram que a Rússia cometeu "crimes contra a humanidade" durante a sua invasão da Ucrânia, informou a vice-presidente norte-americana, Kamala Harris.

Kamala Harris
Kamala Harris Reuters

Washington já tinha concluído que as forças russas eram culpadas de crimes de guerra, mas a conclusão da administração Biden de que as acções da Rússia equivalem a "crimes contra a humanidade" implica uma análise jurídica de que os actos desde o assassinato até à violação são generalizados, sistemáticos e intencionalmente dirigidos contra civis.

A conclusão, que se baseia numa análise jurídica e factual liderada pelo Departamento de Estado dos EUA, não traz consequências imediatas para a guerra a decorrer

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.