Sábado – Pense por si

Guterres vai encontrar-se com Zelensky em Kiev

Leonor Riso
Leonor Riso 07 de março de 2023 às 13:14
As mais lidas

Os dois vão discutir a renovação do acordo de exportação de cereais através do Mar Negro.

António Guterres vai a Kiev esta quarta-feira para se encontrar com o presidente ucraniano.

Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e Volodymyr Zelensky vão discutir o prolongamento do acordo para exportação de cereais da Ucrânia através do Mar Negro.

A chegada de Guterres à Polónia foi confirmada pelo porta-voz da ONU Stephane Dujarric. O secretário-geral vai discutir a continuação do acordo "em todos os seus aspetos e outros assuntos pertinentes".

O acordo foi alcançado inicialmente pelas Nações Unidas e pela Turquia em julho e prolongado em novembro de 2022. Será renovado a 18 de março caso nenhuma das partes, Rússia e Ucrânia, levante objeções. A Rússia assinalou que devem ser retirados obstáculos às suas próprias exportações agrícolas para que o acordo continue. 

Para que o acordo avançasse em julho, a ONU comprometeu-se a facilitar as exportações de alimentos e de fertilizantes da Rússia. 

A Rússia tem sido alvo de pesadas sanções desde que invadiu a Ucrânia e, mesmo que as exportações alimentares e de fertilizantes não tenham sido atingidas, Moscovo sustenta que as restrições sobre os pagamentos, logística e indústrias de seguros são uma barreira. 

Com Guterres, viajam Martin Griffiths, responsável pela ajuda humanitária da ONU, e Rebeca Grynspan, responsável pelo comércio. Griffiths liderou as negociações no acordo, e Grynspan quer facilitar as exportações russas. 

É a terceira visita à Ucrânia de Guterres no último ano. 

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.