NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Alemanha mantém o impasse no envio dos tanques Leopard 2 para Kiev. Polónia anunciou que vai enviar os que tem ao seu dispor.
O Kremlin deixou a garantia, esta segunda-feira, que o povo ucraniano vai sofrer se o Ocidente enviar tanques para apoiar Kiev. Neste momento, a NATO e os seus aliados estão num impasse quanto ao envio dos tanques Leopard 2 para a Ucrânia, aguardando o aval do seu fabricante - a Alemanha.
REUTERS/Radovan Stoklasa
Para a Ucrânia este equipamento é crucial de forma a dar uma resposta cabal aos ataques russos no terreno. Berlim garantiu que se houver consenso entre todos os aliados para o envio dos Leopard 2, o seu envio será rápido.
Questionado sobre este envio, nobriefingdiário, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov salientou que as divisões na Europa sobre o seu envio mostram um aumento do "nervosismo" dentro da NATO. "Mas claro que todos os países que se envolvem, direta ou indiretamente, no envio de armas para a Ucrânia e no aumento da sua capacidade tecnológica têm responsabilidade (na continuidade do conflito)", acrescentou.
"A questão principal é a de que será o povo ucraniano que vai pagar o preço de todo este pseudo-apoio", garantiu.
Já esta segunda-feira, e perante a manutenção do impasse alemão, o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, anunciou que o seu país vai enviar os Leopard mesmo sem a permissão da Alemanha. Uma posição que não será contestada pelos alemães, garantiu a ministra dos Negócios Estrangeiros germânica, Annalena Baerbock.
A Alemanha é o país produtor dos Leopard 2 que equipam todos os exércitos dos países europeus da NATO. Mas os países não são autónomos para decidir o seu reenvio para outros países, com Berlim a precisar de dar o aval.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
Resta saber se o procurador-geral vai querer carregar às costas um Ministério Público que ainda não percebeu o que mudou na relação da política com a justiça