Sábado – Pense por si

Espanha. PP e Vox coligados podem conseguir maioria, diz sondagem

Leonor Riso
Leonor Riso 09 de julho de 2023 às 16:48
As mais lidas

As eleições estão marcadas para o dia 23 de julho e até agora, as sondagens favorecem o PP e não o PSOE de Pedro Sánchez.

O Partido Popular (PP) pode conseguir a maioria absoluta caso se coligue com o Vox, de extrema-direita, após as eleições gerais de 23 de julho. A conclusão surge de uma sondagem feita pela empresa de estudos de mercado Ipsos para o jornalLa Vanguardia.

REUTERS/Juan Medina

Desta forma, o PP aumenta a sua vantagem para o Partido Socialista (PSOE). O PP consegue 35% dos votos de acordo com a sondagem, superior aos 28% do PSOE.

O Sumar, de extrema-esquerda, ficaria com 13% e o Vox, 12,6%.

Uma coligação entre o Vox e o PP valeria 180 lugares no Congresso dos Deputados, com 350 lugares.

As eleições foram convocadas por Pedro Sánchez (na imagem), presidente do governo espanhol, após as eleições regionais de maio. Até agora, o PP lidera nas sondagens.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.