Sábado – Pense por si

Espanha. PP e Vox coligados podem conseguir maioria, diz sondagem

As eleições estão marcadas para o dia 23 de julho e até agora, as sondagens favorecem o PP e não o PSOE de Pedro Sánchez.

O Partido Popular (PP) pode conseguir a maioria absoluta caso se coligue com o Vox, de extrema-direita, após as eleições gerais de 23 de julho. A conclusão surge de uma sondagem feita pela empresa de estudos de mercado Ipsos para o jornalLa Vanguardia.

REUTERS/Juan Medina

Desta forma, o PP aumenta a sua vantagem para o Partido Socialista (PSOE). O PP consegue 35% dos votos de acordo com a sondagem, superior aos 28% do PSOE.

O Sumar, de extrema-esquerda, ficaria com 13% e o Vox, 12,6%.

Uma coligação entre o Vox e o PP valeria 180 lugares no Congresso dos Deputados, com 350 lugares.

As eleições foram convocadas por Pedro Sánchez (na imagem), presidente do governo espanhol, após as eleições regionais de maio. Até agora, o PP lidera nas sondagens.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.