Sábado – Pense por si

Espanha. PP e Vox coligados podem conseguir maioria, diz sondagem

Leonor Riso
Leonor Riso 09 de julho de 2023 às 16:48
As mais lidas

As eleições estão marcadas para o dia 23 de julho e até agora, as sondagens favorecem o PP e não o PSOE de Pedro Sánchez.

O Partido Popular (PP) pode conseguir a maioria absoluta caso se coligue com o Vox, de extrema-direita, após as eleições gerais de 23 de julho. A conclusão surge de uma sondagem feita pela empresa de estudos de mercado Ipsos para o jornalLa Vanguardia.

REUTERS/Juan Medina

Desta forma, o PP aumenta a sua vantagem para o Partido Socialista (PSOE). O PP consegue 35% dos votos de acordo com a sondagem, superior aos 28% do PSOE.

O Sumar, de extrema-esquerda, ficaria com 13% e o Vox, 12,6%.

Uma coligação entre o Vox e o PP valeria 180 lugares no Congresso dos Deputados, com 350 lugares.

As eleições foram convocadas por Pedro Sánchez (na imagem), presidente do governo espanhol, após as eleições regionais de maio. Até agora, o PP lidera nas sondagens.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro