Este incidente ocorreu quando ainda não tinham passado 24 horas de ter cometido outro deslize. Na noite de terça-feira Joe Biden referiu que o primeiro-ministro chinês era o seu novo melhor amigo quando queria fazer uma referência a Narendra Modi, primeiro-ministro indiano.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, afirmou na passada quarta-feira que o presidente russo está a perder a guerra no Iraque, enquanto na realidade queria fazer uma referência à guerra na Ucrânia.
REUTERS/Jonathan Ernst
Vale a pena relembrar que a guerra no Iraque ocorreu entre 2003 e 2011 após uma coligação multinacional liderada pelos Estados Unidos, e não pela Rússia, ter invadido o país da região do Golfo.
Biden estava a sair da Casa Branca para uma viajem até Chicago quando uma jornalista lhe perguntou se a Rússia estava enfraquecida após atentativa de motim por parte do grupo Wagner, no entanto o líder norte-americano confundiu-se e respondeu: "É realmente difícil de dizer. Mas ele está claramente a perder a guerra no Iraque. Ele está a perder a guerra em casa e tornou-se um pária para o resto do mundo", no momento o presidente norte-americano não se apercebeu do erro cometido.
Este incidente ocorreu quando ainda não tinham passado 24 horas de ter cometido outro deslize. Na noite de terça-feira Joe Biden referiu numa conferência de imprensa: "Vocês provavelmente viram o meu novo melhor amigo, o primeiro-ministro de um pequeno país que agora é o maior do mundo, a China, quer dizer a Índia". Biden referia-se a Narendra Modi, que esteve nos Estados Unidos para reunir com o líder norte-americano na semana passada.
Joe Biden tem atualmente 80 anos e apesar de já ter anunciado a sua candidatura às presidenciais de 2024 as últimas sondagens demonstram que a maioria dos norte-americanos têm preocupações relativas à sua idade eeste tipo de incidentes parecem tornar-se cada vez mais recorrentes. A Reuters fez uma sondagem onde 73% dos inquiridos consideraram que Biden estava muito velho para trabalhar no governo, a opinião mantém-se entre os democratas apesar de a percentagem baixar para 63%.
Donal Trump, o ex-presidente republicano que deverá enfrentar Biden na corrida à Casa Branca, tem 77 anos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.