Sábado – Pense por si

Três chaves para compreender o Orçamento do Estado para 2025

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 10 de outubro de 2024 às 20:53

O crescimento económico é a chave principal para perceber de onde vem o dinheiro para abrir um pouco os cordões do erário público e manter, ao mesmo tempo, um excedente orçamental modesto. Joaquim Miranda Sarmento confirma estratégia política da AD: estado dos serviços públicos, carga fiscal alta e execução das verbas do PRR não permitem excedentes muito altos.  

O Governo apresentou esta quinta-feira a suaproposta de Orçamento do Estado para 2025(OE2025), que aponta a um excedente ligeiro das contas públicas e ao uso da margem dada pelo crescimento económico para medidas novas do lado da despesa e da receita - de alívios no IRS a aumentos na Função Pública. O crescimento económico é a chave principal para perceber de onde vem a margem para abrir um pouco os cordões à bolsa e manter ao mesmo tempo, um excedente. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.