Sábado – Pense por si

Media Capital apresenta oferta vinculativa de 80 milhões por 100% da Cofina

A dona da TVI subiu a parada e aumentou o valor proposto pela compra de 100% da Cofina. A Informação foi esta quinta-feira comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários pela Media Capital.

O grupo Media Capital apresentou uma oferta vinculativa de 80 milhões de euros pela totalidade da Cofina,comunicouesta quinta-feira a dona da TVI à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Este valor supera em cinco milhõesa oferta do Management Buy Out(MBO), que está a ser levado a cabo porLuís Santana, administrador executivo da Cofina Media, em conjunto com outros quadros, e que tem ainda outros investidores, incluindo Cristiano Ronaldo. 

Media Capital
Media Capital

O valor a pagar pela Media Capital será de 35 milhões, sendo o resto (45 milhões) em assunção de dívida.

"A dívida líquida, corresponde ao valor da dívida financeira (i.e., dívida bancária e outras responsabilidades de natureza similar), deduzida do valor das disponibilidades de caixa, e é fixada em €45.000.000 (quarenta e cinco milhões de euros), assumindo um fundo de maneio normal para a atividade corrente da Sociedade. O montante em que a Dívida Líquida exceda €45.000.000 será abatida ao preço", refere a nota. 

Sobre propostas concorrentes, o grupo detido por Mário Ferreira diz que "espera ser contactado pela vendedora [a Cofina] no caso de a presente proposta ser superada por outra que venha a ser apresentada por outro interessado". 

A oferta vinculativa  da Media Capital surge depois de no passado dia 11 de julho a empresa ter tornado público que mantinha o interesse em adquirir 100% da empresa que detém títulos como a CMTV, o Correio da Manhã, o Jornal de Negócios e a Sábado. "O Grupo Media Capital torna público que informou a Cofina de que mantém o interesse na aquisição de 100% do capital social da Cofina Media", referiu a empresa na altura. 

O que se sabe sobre o MBO?

A Cofinaesclareceuà CMVM, na segunda-feira, que a potencial compradora "é uma sociedade veículo denominada Expressão Livre, que será detida, direta ou indiretamente, pelos seguintes investidores: Luis Santana; Ana Dias; Octávio Ribeiro; Isabel Rodrigues; Carlos Rodrigues; Luís Ferreira; Carlos Cruz; Cristiano Ronaldo; Domingos Vieira de Matos; Paulo Fernandes; e João Borges de Oliveira". 

"Considerando que alguns dos investidores são simultaneamente membros do conselho de administração da Cofina, a Cofina assegurará a estrita observação de todas as disposições legais aplicáveis a transações com partes relacionadas", acrescentou na mesma nota.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.