Sábado – Pense por si

“Ainda hoje o dinheiro é visto como uma coisa feia e suja”

Raquel Lito
Raquel Lito 23 de julho de 2023 às 18:00

O planeamento financeiro é a chave para dar a volta à crise, ditam elas. As ex-bancárias já deram formação online de finanças pessoais a mais de 1.200 pessoas. Após o curso há quem se despeça e arrisque por conta própria.

Em plena pandemia, Andreia Melo e Tânia Matos deixaram os empregos na banca – uma experiência acumulada de 11 anos –, para ensinarem finanças pessoais a leigos. Dizem-lhes que cuidar delas “não é um bicho de sete cabeças”. Tendo em conta que os portugueses são os mais iletrados financeiros da Europa (em janeiro de 2022 saiu um estudo do Banco Central Europeu neste sentido), as ex-bancárias, que não viam as pessoas como números, tentam reverter a situação com um discurso descontraído e tratamento por “tu”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.