Sábado – Pense por si

“Ainda hoje o dinheiro é visto como uma coisa feia e suja”

Raquel Lito
Raquel Lito 23 de julho de 2023 às 18:00

O planeamento financeiro é a chave para dar a volta à crise, ditam elas. As ex-bancárias já deram formação online de finanças pessoais a mais de 1.200 pessoas. Após o curso há quem se despeça e arrisque por conta própria.

Em plena pandemia, Andreia Melo e Tânia Matos deixaram os empregos na banca – uma experiência acumulada de 11 anos –, para ensinarem finanças pessoais a leigos. Dizem-lhes que cuidar delas “não é um bicho de sete cabeças”. Tendo em conta que os portugueses são os mais iletrados financeiros da Europa (em janeiro de 2022 saiu um estudo do Banco Central Europeu neste sentido), as ex-bancárias, que não viam as pessoas como números, tentam reverter a situação com um discurso descontraído e tratamento por “tu”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.