Sábado – Pense por si

A tendência financeira de 2024 nas redes: poupar é "cool"

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 14 de fevereiro de 2024 às 23:00

Rejeitar tentações para gastar dinheiro, ter objetivos de poupança – e partilhar isso com todos nas redes sociais. O "loud budgeting" está na moda entre a geração Z nas redes sociais lá fora, em particular o Tik Tok. Não é sobre ser frugal, mas sobre ter controlo.

Vi um vídeo recentemente de alguém a falar sobre como tinha reduzido o seu estilo de vida e eu vou fazer aqui a minha versão para 2024”, anuncia a rapariga enquanto se maquilha, num vídeo na rede social Tik Tok com 655 mil visualizações. Noutro vídeo, uma jovem está no trabalho a responder à pergunta “como é que vais fazer loud budgeting em 2024?” (Resposta: vai sair do ginásio para “poupar dinheiro”). E, entre centenas de outros vídeos sobre o tema, há o de uma mulher a simular um convite para explicar como se faz loud budgeting. “Vamos jantar hoje a este restaurante sofisticado, queres vir?”, pergunta. A resposta: “Não, porque posso pegar nos 100 dólares que ia gastar no jantar e pô-los na minha conta a prazo”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.