Sábado – Pense por si

Histórico: Portugal é bicampeão europeu de futsal

Equipa das Quinas conquista o segundo título europeu consecutivo ao bater a Rússia por 4-2, depois de ter estado a perder por 0-2.

Portugal venceu a Rússia por 4-2 e é o novo bicampeão de futsal europeu. A equipa comandada por Jorge Braz vence assim o terceiro título, depois das vitórias no Europeu de 2018 e do Mundial de 2021.

A carregar o vídeo ...

A equipa russa esteve a ganhar por 0-2 durante vários minutos mas um golo de Tomás Paçó, já perto do intervalo, devolveu a esperança aos portugueses, que acabaram por ir para o intervalo com uma desvantagem de 1-2.

Na segunda parte, André Coelho marcou dois golos, deixando a equipa das quinas em vantagem pela primeira vez na partida. Pany Varela marcou o quarto golo em cima do apito final e confirmou o triunfo.

Até ao fim do jogo ainda houve espaço para várias investidas da seleção russa, que acabaram sempre não se concretizar.

A seleção portuguesa torna-se assim bicampeã europeia, revalidando o título que já lhe pertencia.

Zicky eleito o melhor jogador da competição

O português Zicky foi hoje eleito o melhor jogador do campeonato da Europa de futsal, que a seleção lusa conquistou, pela segunda vez consecutiva, ao vencer a Rússia na final, em Amesterdão.

O pivô do Sporting, de 20 anos, marcou três golos na fase final do Europeu, disputado nos Países Baixos, incluindo os dois da vitória após reviravolta frente à Espanha, por 3-2, nas meias-finais.

Primeiro-ministro António Costa felicita seleção que faz história

O primeiro-ministro, António Costa, assinalou hoje a conquista do bicampeonato europeu de futsal por Portugal e deixou os parabéns aos jogadores e à equipa técnica, em mensagem na rede social Twitter.

"Vencemos! Portugal é novamente campeão da Europa de futsal. As minhas felicitações aos jogadores e equipa técnica que continuam a fazer história na modalidade. Parabéns!", sublinhou António Costa, pouco depois de Portugal vencer a Rússia em Amesterdão.

Presidente da República destaca "vontade e competência" portuguesa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou hoje a "vontade e competência" da seleção portuguesa de futsal na renovação do título europeu, anunciando que a vai homenagear na segunda-feira, em Lisboa.

"Depois de um jogo difícil e muito emotivo, os heróis portugueses manifestaram a sua vontade e competência, um nova jornada de glória para o desporto nacional", elogiou.

Por novo êxito, que se segue ao título mundial, o Presidente da República felicitou " muito calorosamente" o conjunto de Jorge Braz, que se sagrou bicampeão da Europa, agora nos Países Baixos.

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber e homenagear a seleção na segunda-feira, às 10:00, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Com CM e Lusa

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.