O comediante e ator britânico está no centro de um documentário em que é denunciado por crimes cometidos contra quatro mulheres quando estava no topo da sua fama.
Russell Brand, ator e comediante britânico de 48 anos, está no centro de uma polémica devido à transmissão de um documentário e publicação de notícias que o descrevem como um violador e abusador. Quatro mulheres denunciaram-no e as reações não se fizeram esperar.
Reuters
Quem é Russell Brand?
O ator e comediante tem 48 anos e nasceu em Grays. Aos seis anos, os pais separaram-se e foi criado pela mãe.
Aos 16 anos, começou a consumir drogas. Tornou-se famoso a fazer stand-up comedy, tendo entrado no famoso festival de Edimburgo, o Fringe, em 2000.
Em 2003, fez tratamentos de reabilitação relacionados com o consumo de heroína.
Em 2004, já apresentava o programa televisivo Big Mouth, um spin-off do reality show Big Brother.
Continuou sempre a fazer espetáculos de stand-up e trabalhou na rádio. Em 2008 foi despedido da BBC Radio 2 por ter deixado mensagens explícitas de voz a um ator da série Fawlty Towers, Andrew Sachs, sobre uma ligação amorosa com a sua neta. Apesar deste escândalo, no mesmo ano entrou nos filmes de Hollywood Um Belo Par... de Patins. Em 2010 entraria no filme É Muito Rock, Meu (2010).
Foi também em 2010 que se casou com a cantora Katy Perry, mas divorciaram-se 14 meses depois.
Depois da pandemia, Russell Brand tem-se dedicado à indústria do bem-estar, publicando vídeos no YouTube. Um foi retirado pelo site por propagar desinformação sobre a covid-19. Em julho, ele e a mulher, Laura, foram os anfitriões de um evento de bem-estar.
Documentário revela quatro casos. Mas mais mulheres denunciaram
No documentário Russell Brand: In Plain Sight, transmitido no segmento Dispatches do Channel 4, são revelados quatro casos de violação, abuso sexual e abuso emocional de contra mulheres entre 2006 e 2013. Uma das alegadas vítimas revela que tinha 16 anos quando manteve uma relação com Russell Brand.
A carregar o vídeo ...
Trailer Russell Brand: In Plain Sight
A notícia, também revelada pelo jornal The Sunday Times, fez com que mais mulheres denunciassem as suas histórias aos jornalistas. Esta segunda-feira, a Polícia Metropolitana revelou que tinha recebido uma queixa relativa a um caso ocorrido em 2003, no Soho, em Londres. "Contactámos pela primeira vez o The Sunday Times no sábado, dia 16 de setembro, e fizemos desde então contactos com o The Sunday Times e o Channel 4 para assegurar que quem acredite ter sido vítima de uma agressão sexual saiba como fazer queixa dentro da polícia."
O documentário foi visto por mais de dois milhões de pessoas.
Investigações internas na BBC e Channel 4
O comediante está a ser alvo de investigações internas nas instituições onde trabalhou. Uma das alegadas vítimas, "Alice" (nome fictício) contou que durante a relação que mantiveram por três meses um motorista da BBC ia buscá-la à escola e deixava-a na casa de Russell Brand. Ela tinha 16 anos e ele, 31.
Tanto o canal público britânico como o Channel 4, onde Russell Brand apresentou o programa Big Brother’s Big Mouth, estão a investigar as suas condutas. O Channel 4 removeu das suas plataformas de streaming os conteúdos protagonizados pelo comediante.
Numa reação à notícia, Lucy Fraser, secretária da Cultura do governo de Rishi Sunak, deverá confirmar que as acusações serão alvo de investigação criminal. Fonte oficial do primeiro-ministro britânico considerou as alegações "muito graves e preocupantes".
A editora Pan Macmillan suspendeu o acordo de publicação com Russell Brand na sequência das acusações. "São alegações muito graves e face a elas, a Bluebird [chancela que publicou obras de Brand] decidiu suspender todas as publicações futuras com Russell Brand." Tal deverá afetar a publicação da nova versão do livro Recovery: Freedom from our Addictions (Recuperação: Libertar-nos dos nossos vícios, em tradução livre) prevista para maio de 2024.
Também foi anunciado o adiamento da tour de Brand.
Pai de Russell Brand critica notícia
Ronald Brand, o pai de Russell, reagiu à polémica através do Facebook. O fotógrafo de 80 anos escreveu: "É mesmo esta a coisa mais importante a acontecer no mundo? Imigrantes? Custo de vida? Milhares mortos na Ucrânia? Quem faz as prioridades na BBC News? Quem é que está mesmo a liderar esta vingança?"
Noutro post, escreveu: "Com muitos a lutar para pagar as contas. As acusações não provadas de há 15 anos são as que lideram a BBC News?".
Russell Brand nega as acusações
O comediante e ator negou tudo num vídeo divulgado antes de as notícias saírem. Assumiu que era "muito promíscuo" na altura a que se referem as acusações, entre 2006 e 2013, mas alega que "as relações eram absolutamente sempre consensuais".
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em dois períodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.