Ex-marido de Katy Parry terá de responder por cinco crimes de natureza sexual. que remontam entre 1999 e 2005. A primeira audiência já está agendada para 2 de maio.
O ator e comediante Russel Brand foi esta sexta-feira formalmente acusado de violação e agressão sexual pelas autoridades britânicas, anunciou a polícia metropolitana de Londres.
REUTERS/Suzanne Plunkett
O ex-marido da cantora Katy Parry terá agora de responder por cinco crimes: dois de violação; um de atentado ao pudor; e dois de agressão sexual, num caso que remonta entre 1999 e 2005 e que terá envolvido quatro mulheres, no Reino Unido.
A primeira audiência entretanto já foi agendada para 2 de maio no Tribunal de Westminster, Londres, segundo as autoridades locais. Porém, existem alguns receios que Brand, de 50 anos, não compareça uma vez que se encontra a residir nos Estados Unidos.
O comediante já havia refutado "em absoluto" as alegações, quando estas surgiram em 2023, e classificou-as até como "muito, muito dolorosas", segundo a BBC. Na altura, foi acusado de ter obrigado uma das mulheres a fazer-lhe sexo oral. Contudo, Brand garantiu que não tinha tido relações sexuais não consentidas.
"Estas alegações dizem respeito a um período em que trabalhava no mainstream, quando estava sempre nos jornais, quando estava no cinema. E como já escrevi extensivamente nos meus livros, eu era muito, muito promíscuo", disse. "Agora, durante esse tempo de promiscuidade, as relações que tive foram sempre absolutamente consensuais."
A investigação iniciou-se em 2023, semanas após reportagens do jornal Sunday Times e do canal de televisão Channel 4 terem revelado as denúncias das quatro mulheres, que acusavam o humorista de crimes sexuais. A primeira mulher terá sido violada em 1999, na zona de Bournemouth, Reino Unido. As restantes três terão sofrido agressões sexuais em Westminster, Londres.
A polícia pede agora que "qualquer pessoa que tenha sido afetada por este caso, ou que tenha alguma informação", se apresente e fale com as autoridades.
Russel Brand, foi casado com Katy Parry entre 2010 e 2012, mas atualmente mantém um relacionamento com Laura Brand. O casal tem três filhos em comum.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.