Sábado – Pense por si

Tomar microdoses de psicadélicos para reduzir a ansiedade e a depressão

Susana Lúcio
Susana Lúcio 06 de novembro de 2022 às 18:00

Milhares de pessoas tomam LSD, cogumelos mágicos e MDMA, em microdoses que não provocam alucinações, para melhorar o humor e aumentar a energia. As drogas ainda são ilegais, mas duas delas estão em vias de ser aprovadas para uso médico.

Pedro Aires, de 39 anos, começou a tomar porções de LSD no início do ano passado. O fotógrafo profissional seguiu o protocolo definido pelo psicólogo norte-americano, James Fadiman, que estuda os efeitos dos psicadélicos há mais de 40 anos. Adquiriu 20 microgramas de 1P-LSD, um químico análogo ao LSD, em forma de selos pela internet, e cortou em quatro cada selo. A ideia é usar 5 a 10% da dose que provoca a viagem alucinogénia. “Tive de afinar a minha microdosagem. O objetivo é a pessoa ficar claramente sóbria e ter capacidade de trabalhar”, conta àSÁBADO. Na primeira tentativa tomou demasiado. “Dei por mim no supermercado muito divertido. Tive de reduzir e passar de 10 para 5 microgramas.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.