Muitas eram menores, tinham contas privadas e contam que tudo começava com o envio de mensagens no Instagram com "emojis aleatórios".
Tinha uma conta privada, apenas 200 seguidores e encontrava-se a estudar num colégio privado. Daria Gusa, na altura com 16 anos, foi uma das jovens abordadas por Andrew Tate, vinte anos mais velho, através das redes sociais.
Redes Sociais / Twitter
A mensagem dizia apenas "menina romena" e vinha acompanhada de alguns "emojis sedutores", mas agora esta jovem suspeita que fizesse parte de um padrão usado peloinfluencer.
Em declarações àBBC, Daria Gusa explica que, no momento em que foi contactada, Andrew Tate saberia onde ela estudava "porque tinha o nome do colégio na biografia". A mensagem enviada a Daria ficou sempre sem resposta, até porque a jovem romena rapidamente percebeu que a mesma tinha sido mandada a outras colegas.
"Acho que ele estava apenas a tentar encontrar raparigas que fossem o mais inocentes e ingénuas possível", explica a estudante que se encontra a estudar no Reino Unido e é filha de um conhecido político romeno. A segurança que tem faz com que se sinta confortável para contar a sua história, mas explica que muitos colegas seus – fãs doinfluencer- dizem que as suas declarações são "completas mentiras".
"Há muitos jovens da minha idade que o idolatram, isto é um grande problema. Não podemos acordar daqui a 20 anos com dois milhões de Andrew Tates", diz àBCC.
Se por um lado é certo que falar com outras pessoas não constituiu crime, por outro o discurso usado por Tate nos seus cursos online lança dúvidas sobre as suas intensões. Na Internet, o famoso chegou a afirmar que "nunca namoraria" com umamulher que tivesse mais de 25 anose assumiu que o seu trabalho passava por "conhecer uma rapariga, ir com ela a alguns encontros, dormir com ela e fazer com que se apaixone para que faça tudo o que eu disser".
Explica que as suas relações começam sempre com uma mensagem simples: "És linda". Depois, com o tempo, acaba por atirar um "porque é que eu nunca te vejo, onde é que te andas a esconder?". Tate dá a certeza aos seus alunos de que "99% delas respondem que não se estão a esconder" e ficam ainda mais interessadas.
"Na minha experiência, o que gera intriga e faz com que elas respondam é quando perguntas onde é que elas estão. Outras vezes envio emojis que não fazem sentido para ficarem com interesse, algumas cerejas, uma laranja ou um morango", garantia Tate.
Gabriela, uma outra jovem contactada pelaBBC, é o exemplo perfeito desta tática. Um dia recebeu uma mensagem de Tristan (irmão de Andrew) que dizia "tu és linda", mas a jovem explica que também sabia que ele estava a fazer o mesmo com outras amigas.
Chegou a responder às mensagens e até foi convidada para "ir dar uma volta de carro e ir a uma festa", mas nunca aceitou. A conversa terminou abruptamente quando Gabriela decidiu expor Tristan nas suas redes sociais.
Tanto Andrew Tate como o irmão encontram-se detidos na Roménia por suspeitas de participarem numesquema de tráfico de seres humanos, onde recrutavam mulheres em situações precárias a viajarem para Roménia prometendo-lhes uma relação amorosa. Quando chegavam ao condado de Ilfov, acabavam por ser submetidas a atos de violência física e psicológica e forçadas a atuarem para câmaras em troca de dinheiro.
A BBC assegura que viu as mensagens trocadas com estas duas jovens e que, as contas de onde foram enviadas pertenciam de facto a Andrew e Tristan Tate antes de serem banidos do Instagram. Porém, ressalvam que não têm forma de saber se as mesmas foram escritas pelos próprios ou por terceiros que com eles trabalhem.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."