Sábado – Pense por si

Já ouviu falar nos Labubu?

Sónia Bento
Sónia Bento 21 de junho de 2025 às 10:00
As mais lidas

São os bonecos colecionáveis, de dentes afiados, mais desejados do momento. O novo acessório de moda das it girls que arrasam nas redes sociais.

Chamam-se Labubu e são pequenos bonecos que as celebridades einfluencerstrazem pendurados nas carteiras Louis Vuitton, Hermès ou Cartier e que são um fenómeno global. No Reino Unido, a loja da Pop Mart, a fabricante chinesa, teve de suspender as vendas presenciais por questões de segurança – as pessoas começavam a formar filas enormes às 5 horas da manhã.

Não é preciso ser muito ativo nas redes sociais para conhecer os Labubu. No Tik Tok é uma autêntica febre, com milhares de vídeos de unboxing (desempacotar) destes colecionáveis, que têm mais de 300 versões. O mais atrativo será o suspense de não saber qual é o monstrinho que lhe vai calhar, já que são vendidos em caixas surpresa. Pode sair um exemplar comum ou uma raridade. Os preços variam conforme o modelo. As versões mais comuns custam cerca de 22 euros, enquanto edições especiais ou temáticas andam entre os 47 e os 240 euros. Já as peças mais raras - sobretudo as lançadas em edições limitadas ou em eventos exclusivos - poderão atingir os 7 mil euros.

Rihanna, Beckham ou Cher

Os famosos Labubu têm cerca de 15 centímetros, uns enormes olhos redondos, num rosto em vinil, orelhas de coelho e o corpo em pelo, sorriso de dentes afiados e uma expressão entre o inocente e o travesso. Por isso há quem os adore e quem os odeie. Criados em 2015, pelo ilustrador chinês Kasing Lung, apareceram pela primeira vez numa trilogia de livros The Monsters, que segundo a Forbes, são inspirados na mitologia nórdica. Em 2019, a Pop Mart começou a vendê-los como brinquedos.

O boom de popularidade dos irresistíveis Labubu, que já são o acessório "it girl" do ano, deve-se em grande parte à artista tailandesa, Lisa, elemento da banda sul-coreana de K-pop Blackpink, que já revelou ser "obcecada" pelas criaturas colecionáveis, em várias entrevistas e no Instagram, onde tem 106 milhões de seguidores. A cantora Rihanna foi vista no aeroporto com um Labubu rosa pendurado na sua carteira Louis Vuitton e David Beckham também tem um Labubu castanho, que a filha, Harper, lhe ofereceu, e que o ex-futebolista prendeu na sua mala de couro da LV. A cantora Cher foi fotografada na passadeira vermelha do Festival Tribeca, em Nova Iorque, com um Labubu azul bebé pendurado na sua carteira preta.

A coleção de Kim Kardashian

Cardi B é outra fã destes bonecos. A rapper norte-americana partilhou uma story no Instagram do seu Labubu a agarrar uma lata de Coca-Cola, que uma amiga lhe ofereceu. "A minha primeira Labubu, vou-lhe chamar Lababa", escreveu. Já Dua Lipa foi fotografada no aeroporto JFK, em Nova Iorque, com dois monstrinhos presos na sua mala Hermès. Kim Kardashian, uma das maiores influencers, pioneira de tendências, mostrou aos seus milhões de seguidores alguns Labubus da sua impressionante coleção.

A carregar o vídeo ...

Com uma intensa procura mundial, principalmente na China, na Europa e nos Estados Unidos – onde há máquinas de garras que as vendem – a empresa viu o seu valor de mercado disparar. Wang Ning, o CEO da Pop Mart, ascendeu ao restrito grupo dos mais ricos da China. A sua fortuna saltou dos €12 mil milhões em 2023 para os €20 mil milhões em 2024. As ações da empresa dispararam mais de 200%, graças aos Labubu.

A estética kawaii e a resposta emocional 

Os especialistas dizem que o fenómeno se encaixa na estética kawaii, que em japonês significa uma mistura do que é "fofo", "pequeno" e "amoroso". E explicam que estes personagens infantis surgem como uma resposta emocional ao excesso de sobriedade que tomou conta do mundo da moda nos últimos anos. Em tempos de silhuetas limpas e de cores pálidas, Labubu funciona como um grito visual: excêntrico, imprevisível e divertido.

Os bonecos têm diferentes tamanhos, cores e formatos e edições de várias séries: Labubu com uma Coca-Cola, a fazer ioga, a tomar banho ou com óculos. Em Portugal, não existem lojas oficiais da Pop Mart, o que obriga os fãs a recorrer a plataformas de comércio online como a Amazon, AliExpress e eBay. Mas atenção que existem muitos Labubus falsificados, que já são conhecidos por Lafufus. Um dos sinais é o número de dentes – as bonecas verdadeiras têm nove.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.