Depois de retirada a acusação de homicídio involuntário, o ator que disparou a bala que acabou por atingir Halyna Hutchins, durante as filmagens de Rust, volta a ser acusado de homicídio culposo.
Em abril de 2023 a justiça decidiuretirar a acusação de homicídio involuntário contra Alec Baldwin. Agora, passado quase um ano, o ator terá de voltar a pisar o tribunal, pelo incidente que ocorreu em 2021 durante as filmagens do filmeRust, e que culminou na morte a tiro da diretora de fotografia, Halyna Hutchins, e ainda no ferimento do diretor do filme Joel Souza.
REUTERS/David 'Dee' Delgado
A decisão foi tomada esta sexta-feira (19) pelo tribunal do Novo México, que após a apresentação do caso por uma equipa de acusação, composta por Kari Morrissey e Jason Lewis, e uma reunião no Primeiro Tribunal Distrital Judicial entre 12 jurados, decidiu indiciar o ator por homicídio culposo.
Neste tipo de crimes o ato é descrito como sendo praticado sem a intenção de matar. No Novo México uma condenação por homicídio culposo ou negligente pode resultar numa pena de até 18 meses de prisão, no entanto, nem assim este indiciamento é motivo de intimidação para a defesa de Baldwin.
"Estamos ansiosos pelo nosso dia no tribunal", afirmaram esta sexta-feira em comunicado os advogados Luke Nikas e Alex Spiro, citados pelo jornalThe New York Times.
Em janeiro do ano passado o ator negou qualquer envolvimento na morte de Halyna Hutchins, e garantiu que a informação que lhe foi transmitida era de que aarma não continha qualquer bala real. Hannah Gutierrez-Reed – a responsável pelas armas e munições – também se declarou inocente e deverá enfrentar em fevereiro o julgamento.
"Alguém colocou uma bala real numa arma. Uma bala que nem deveria estar na propriedade", disse Baldwin em entrevista à televisão, pouco mais de um mês após o incidente."Alguém é responsável pelo que aconteceu e não posso dizer quem é, mas sei que não sou eu."
Baldwin já veio a admitir em documentos judiciais que embora a acusação na altura lhe tenha sido retirada, que o caso lhe dificultou o acesso a novos trabalhos enquanto ator. OThe New York Timesacrescenta ainda que a celebridade de 65 anos estará a enfrentar também pressões financeiras. Àquilo a que o jornal apurou, a sua casa em Hamptons, no estado de Nova Iorque, encontra-se à venda por 19 milhões de dólares (17,41 milhões de euros).
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"