Sábado – Pense por si

Zelensky irá visitar Portugal nos próximos dias

Presidente ucraniano visita Portugal no âmbito de uma deslocação que também passa por Espanha.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky irá visitar Portugal nos próximos dias. A visita ocorre na mesma ocasião em que Zelensky se desloca a Espanha para assinar um acordo bilateral de segurança para garantir o apoio militar a Kiev a médio prazo. 

REUTERS/Carlos Osorio/File Photo

Em Portugal, Zelensky também poderá assinar o mesmo tipo de acordo, adianta a RTP. 

A notícia foi avançada pela SIC Notícias. As datas não foram reveladas por razões de segurança.

De acordo com o El País, o acordo que Zelensky e Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol, irão firmar será idêntico aos que Kiev assinou com o governo da Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Canadá, com o objetivo de assegurar cooperação militar e servir de ponte até que se possa tornar membro de pleno direito da NATO e da União Europeia.

Em setembro de 2023, já tinha sido confirmada uma visita do presidente ucraniano a Portugal, mas a mesma acabou por ser adiada.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.