Rússia adverte que se UE usar ativos russos congelados terá de pagá-los com juros
Presidente da Duma lembrou que tais ações são uma violação do direito internacional.
Presidente da Duma lembrou que tais ações são uma violação do direito internacional.
O rei Carlos III recebeu, esta sexta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Castelo de Windsor, em Inglaterra. O encontro decorre antes de várias conversas agendadas com líderes europeus para discutir ajuda militar à Ucrânia.
O Presidente ucraniano esteve em Bruxelas para convencer os aliados a usarem ativos russos congelados no esforço de guerra da Ucrânia.
O Presidente ucraniano saudou a iniciativa europeia e mostrou-se otimista quanto à hipótese de alcançar um acordo de cessar-fogo.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, anunciou, esta quinta-feira, o 19.º pacote de sanções à Rússia. Ao lado de Costa, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu ser possível um cessar-fogo, mas que é necessário intensificar a pressão sobre a Rússia.
Moscovo e Kiev trocaram 185 prisioneiros de guerra de cada lado no início de outubro.
A participação do primeiro-ministro, Luís Montenegro, na reunião em Bruxelas ainda está em análise pois na quarta-feira o governante cancelou toda a agenda prevista até ao final das cerimónias fúnebres do ex-primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão
O presidente dos EUA, Donald Trump, apelou a Kiev e a Moscovo para que “parem agora mesmo” com a guerra brutal, após uma longa reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, esta sexta-feira, na Casa Branca.
Presidente ucraniano chegou esta sexta-feira à Casa Branca para se reunir com Trump. Entrega de mísseis Tomahawk será um dos temas em cima da mesa.
Notícia surge depois de ambos os líderes terem falado por telefone esta quinta-feira à tarde. Negociações com conselheiros marcadas para a próxima semana.
Na terça-feira à noite, já tinham sido impostas restrições ao fornecimento elétrico em oito das 24 regiões do país.
A Ucrânia quer discutir também a “resiliência energética” do país.
Ataques com drones e mísseis russos feriram pelo menos 20 pessoas em Kiev, danificaram edifícios residenciais e provocaram apagões em grande parte da Ucrânia na madrugada de sexta-feira.
Nos últimos dias, a Rússia tem atacado sistematicamente as infraestruturas ucranianas de gás e eletricidade.
Há hipóteses do presidente dos EUA ser galardoado, mas talvez não este ano. Candidaturas encerraram em janeiro.
Na madrugada de domingo, a Rússia lançou o maior ataque, desde o início da invasão militar à Ucrânia, contra a região de Lviv, que faz fronteira com a Polónia.