Sábado – Pense por si

Zelensky aceitou convite para visitar Portugal. Data ainda não está fechada

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou visita do presidente ucraniano a Portugal.

Volodymyr Zelensky aceitou o convite de Marcelo Rebelo de Sousa para visitar Portugal. Segundo a informação divulgada napágina da Presidência"as respetivas equipas estão a trabalhar na data para concretizar tal visita".

O presidente ucraniano está esta quinta-feira em Espanha, para participar nacimeira da Comunidade Política Europeia. Por isso, não está descartada a hipótese de que aproveite essa oportunidade para passar por Portugal. Segundo a SIC, as forças armadas portuguesas estão em estado de prontidão para receber Zelensky.

A visita chegou a estar anunciada para amanhã, sexta-feira, para a participação na reunião do Grupo de Arraiolos, no Porto, mas depois foi desmarcada e indicado que a viagem seria remarcada noutra data.

Por razões de segurança as deslocações do presidente ucraniano não são anunciadas com muita antecedência.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.