O alerta para este caso foi dado quando a escola denunciou a gravidez da filha mais nova, em janeiro de 2016.
O Tribunal de Vila Real absolveu hoje uma professora universitária que estava a ser julgada pelos crimes de maus tratos a três filhas adotivas.
Em fevereiro, o Tribunal de Vila Real iniciou a repetição do julgamento de uma professora universitária que tinha sido condenada, em primeira instância, a cinco anos de pena suspensa por três crimes de maus tratos às adotivas e ao pagamento de uma indemnização de 30 mil euros.
A repetição foi ordenada pelo Tribunal da Relação de Guimarães que elencou "contradições insanáveis" no acórdão da primeira instância, considerando que o coletivo de juízes se baseou em meras conclusões para condenar a arguida.
No primeiro julgamento a mulher negou os crimes que lhe eram imputados e recorreu para o tribunal superior, que acabou por ordenar a repetição.
Hoje, na leitura do acórdão, o presidente do coletivo de juízes disse que não foram dados como provados os crimes pelos quais a mulher estava indiciada, absolvendo-a.
A professora foi também absolvida do pagamento das indemnizações às filhas e, segundo o juiz, não foi dado como provado que ela tivesse conhecimento dos abusos sexuais que foram perpetrados pelo pai adotivo.
Este processo foi extraído de um outro que envolveu o marido da arguida, um empreiteiro que foi condenado, em maio de 2017, a 16 anos e seis meses de prisão pelos crimes de abuso sexual agravado e de maus tratos a três filhas adotivas que, na altura dos factos, eram todas menores de idade.
O alerta para este caso foi dado quando a escola denunciou a gravidez da filha mais nova, em janeiro de 2016.
As três raparigas foram retiradas aos pais adotivos e institucionalizadas.
Tribunal de Vila Real absolveu mulher dos crimes de maus tratos às filhas adotivas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.