Sábado – Pense por si

Sismo em Portugal. Os vídeos que mostram a terra a tremer

Salas de estar e lojas a tremer e até um gato a fugir quando sentiu o abalo. Vários vídeos mostram o momento do abalo sísmico sentido no País esta madrugada.

O sismo registado na madrugada desta segunda-feira ao largo da costa portuguesa e que foi sentido igualmente na Andaluzia, especialmente nas províncias de Huelva e Sevilha, foi de uma intensidade pouco habitual em Portugal. Vários vídeos mostram estruturas a abanar.

O sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado às 05:11 e teve epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines, no distrito de Setúbal, não causou danos pessoais ou materiais até ao momento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A carregar o vídeo ...
A carregar o vídeo ...

A Proteção Civil não tem registo de vítimas nem danos de maior, uma hora depois do sismo moderado, de 5,3 na escala de Richter, registado esta madrugada ao largo de Sines. A Proteção Civil disse à Lusa ter recebido relatos de que o sismo tinha sido sentido em toda a zona metropolitana de Lisboa, incluindo a capital, mas também no distrito de Setúbal. Relatos apontam que foi também sentido na zona centro e zona sul do país. O vídeo abaixo mostra a compilação de vários curtos vídeos nas redes sociais.

Em comunicado, o Governo afirma que "tem estado em coordenação estreita com todos os serviços relevantes na matéria" e que não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento e que não há risco de tsunami, sendo que se registaram três réplicas de baixa intensidade.

A carregar o vídeo ...

Um streamer luso-venezuelano, conhecido por SirKazzio, estava em direto quando se deu o sismo:

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.