Salas de estar e lojas a tremer e até um gato a fugir quando sentiu o abalo. Vários vídeos mostram o momento do abalo sísmico sentido no País esta madrugada.
O sismo registado na madrugada desta segunda-feira ao largo da costa portuguesa e que foi sentido igualmente na Andaluzia, especialmente nas províncias de Huelva e Sevilha, foi de uma intensidade pouco habitual em Portugal. Vários vídeos mostram estruturas a abanar.
O sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado às 05:11 e teve epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines, no distrito de Setúbal, não causou danos pessoais ou materiais até ao momento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A carregar o vídeo ...
Portugueses partilham vídeos de várias zonas do País onde sismo foi sentido
A carregar o vídeo ...
Vídeo mostra momento em que sismo de 5.3 na escala de Richter é sentido em Portugal
A Proteção Civil não tem registo de vítimas nem danos de maior, uma hora depois do sismo moderado, de 5,3 na escala de Richter, registado esta madrugada ao largo de Sines. A Proteção Civil disse à Lusa ter recebido relatos de que o sismo tinha sido sentido em toda a zona metropolitana de Lisboa, incluindo a capital, mas também no distrito de Setúbal. Relatos apontam que foi também sentido na zona centro e zona sul do país. O vídeo abaixo mostra a compilação de vários curtos vídeos nas redes sociais.
Em comunicado, o Governo afirma que "tem estado em coordenação estreita com todos os serviços relevantes na matéria" e que não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento e que não há risco de tsunami, sendo que se registaram três réplicas de baixa intensidade.
A carregar o vídeo ...
Vídeo mostra sismo sentido na praia de Fonte da Telha, na Costa da Caparica
Um streamer luso-venezuelano, conhecido por SirKazzio, estava em direto quando se deu o sismo:
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.