Sábado – Pense por si

Portugal mal preparado para sismos: "Estamos um bocadinho a brincar com a sorte"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 26 de agosto de 2024 às 15:26

O geólogo Martim Chichorro apela a que as autoridades encarem este sismo como um aviso para a necessidade de reforçar a prevenção e preparação. E o que falhou na comunicação com as pessoas?

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou a "muito boa coordenação entre Governo e Proteção Civil" para responder ao sismo de magnitude 5.3 sentido em Portugal na madrugada desta segunda-feira. O primeiro-ministro em exercício, Paulo Rangel, afirmou que este fenómeno foi um teste real às capacidades de resposta no caso de uma catástrofe. O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, diz que Lisboa está preparada para catástrofes de maior magnitude. Mas o geólogo especialista em movimentos tectónicos Martim Chichorro prefere uma abordagem mais cautelosa e afirma mesmo: "Estamos um bocadinho a brincar com a sorte", criticando a falta de preparação para o caso de se registar um sismo mais potente, como o de 1755.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres