Sábado – Pense por si

Rio diz que mensagem de Marcelo coincide com discurso do PSD

Para o líder da oposição, a leitura que o chefe de Estado faz do País na mensagem de Ano Novo "é muito próxima daquilo que tem sido o discurso que o PSD tem feito".

O presidente do PSD,Rui Rio, considerou esta quinta-feira que a mensagem de Ano Novo do Presidente da República,Marcelo Rebelo de Sousa, coincide com o que tem dito e com o discurso do PSD.

Para o líder da oposição, a leitura que o chefe de Estado faz do País "é muito próxima daquilo que tem sido o discurso que o PSD tem feito".

"Acho que foi uma intervenção que eu considero normal para ser feita no início de um ano e que coincide com aquilo que eu tenho dito também", declarou, em Macedo de Cavaleiros, à margem de uma reunião com militantes do distrito de Bragança, no âmbito das eleições internas no PSD.

Rio observou que o Presidente da República "apontou alguns defeitos à governação do PS, designadamente a degradação dos serviços públicos ao nível da saúde, ao nível da segurança, particularmente estes dois".

Marcelo Rebelo de Sousa pediu também que a oposição seja uma oposição forte e Rui Rio respondeu: "Com certeza, nós estamos aqui para ser fortes, não é para ser fracos".

O líder social-democrata lembrou ainda as palavras do chefe de Estado de que "os partidos deveriam procurar entendimentos sempre que isso for do interesse nacional".

"Isso bate completamente com aquilo que eu ando a dizer desde que sou presidente do PSD, e antes já dizia a mesma coisa: o interesse nacional tem de estar à frente do interesse dos partidos e, nesse sentido, sempre que houver essa necessidade, os partidos devem procurar entender-se em nome de Portugal", afirmou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.