Apesar das alterações, Governo garante que "não haverá cortes nas pensões, nem agora nem no futuro".
A regra dos cálculos das pensões vai mudar, mas a decisão do Governo só deverá ser oficializada no próximo ano. A notícia foi avançada pelo semanário Expresso que entrevistou a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal.
Em junho, o primeiro-ministro tinha garantido que ia cumprir a regra da atualização anual das pensões mas, com a inflação a bater recordes, a promessa iria causar demasiados estragos nas contas da Segurança Social. Agora, vem afirmar que o dinheiro será entregue na totalidade aos pensionistas mas será distribuído de forma diferente.
Ana Mendes Godinho não avança ainda qual será a fórmula adotada, mas explica que "estamos confrontados com o maior aumento da inflação dos últimos 30 anos, vivemos numa situação extraordinária" pelo que "só no próximo ano conseguiremos avaliar em que condições se aplicam as regras para 2024".
Ainda assim, a ministra ressalva que "não haverá cortes nas pensões, nem agora nem no futuro".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.