A não perder no programa Investigação SÁBADO desta noite, logo a seguir ao CM Jornal. Conheça ainda as suspeitas que recaem sobre os irmãos terroristas acusados em Portugal de pertencer ao Estado Islâmico.
Giulia, estudante da licenciatura de Línguas Aplicadas da Faculdade de Letras do Porto, teve de abandonar o quarto que ocupava na Santa Casa da Misericórdia do Porto. Quando entrou na universidade, no ano passado com média de 18 valores, recebeu uma bolsa de mérito ao abrigo do programa Filhos da Terra, que prometia o pagamento das propinas. Quando tentou renovar este apoio, em julho, surgiram os primeiros sinais que algo estava errado. Sem explicação, vários alunos ficaram sem o financiamento.
A carregar o vídeo ...
Além do caso destes jovens, oInvestigação SÁBADOdesta noite vai ainda dar a conhecer pormenores exclusivos da história dos irmãos iraquianos acusados de terrorismo em Portugal.
Durante dois anos, Ammar e Yasir Ameen terão pertencido à Al Hisbah, a polícia da moralidade do Estado Islâmico em Mossul, no Iraque. Entre 2014 e 2016 foram responsáveis por raptos, agressões, castigos corporais e humilhações públicas de cidadãos iraquianos que não cumpriam a interpretação extremista do islão do grupo terrorista. Quando as forças armadas iraquianas iniciaram a reconquista de Mossul, fugiram para a Turquia e daí para a Grécia, onde se fizeram passar por refugiados. Acabaram por vir parar a Portugal, onde foram reconhecidos por um conterrâneo e denunciados às autoridades.
Esta é a história dos seus dias de terror no Iraque ao serviço do Estado Islâmico, da viagem para Portugal, de como foram descobertos e de como foram acusados pelo Ministério Público de crimes de guerra e terrorismo – e de como um deles usou a alegada homossexualidade para se defender.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.