Sábado – Pense por si

OE2022: só há crise política se Costa quiser, o alívio curto no IRS e a despesa a pesar

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 12 de outubro de 2021 às 08:00

No pós-pandemia volta a tática anterior, com o Governo a guardar margem para negociar à esquerda e surpreender no défice. A subida da despesa ultrapassa muito um alívio fiscal que não é para todos.

“Não vemos como é que um Orçamento bom não seja aprovado”, afirmou ontem à noite o ministro das Finanças, após ter entregado a proposta na Assembleia da República. João Leão falava para os até agora reticentes partidos à esquerda do PS, de quem o Governo precisa para passar a proposta de Orçamento – contudo, é Leão que guarda a margem que pode fazer a diferença nas negociações.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.