Sábado – Pense por si

Processo EDP. Provas da corrupção em Portugal são "imprestáveis" no Brasil

António José Vilela
António José Vilela 19 de outubro de 2023 às 20:00

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal no caso Lava Jato ameaça destruir o que resta da investigação às suspeitas de crimes na adjudicação e construção da Barragem do Baixo Sabor. Um juiz daquele tribunal brasileiro decidiu que são nulos os dados da empresa Odebrecht - documentos bancários, emails e testemunhos de delatores - que o Ministério Público está a usar para tentar descobrir quem é o “Príncipe”.

São 134 páginas explosivas, assinadas no início do mês passado por um juiz do Supremo Tribunal Federal (STF), a última instância do poder judiciário brasileiro, que podem destruir de vez a Operação Lava Jato e estilhaçar também várias investigações internacionais que usaram ou estão a usar como provas os dados dos sistemas informáticos da empresa Odebrecht, como sucede em Portugal no processo EDP/CMECs e particularmente no segmento sobre as suspeitas na construção da Barragem do Baixo Sabor.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.