Sábado – Pense por si

Processo EDP. Provas da corrupção em Portugal são "imprestáveis" no Brasil

António José Vilela
António José Vilela 19 de outubro de 2023 às 20:00

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal no caso Lava Jato ameaça destruir o que resta da investigação às suspeitas de crimes na adjudicação e construção da Barragem do Baixo Sabor. Um juiz daquele tribunal brasileiro decidiu que são nulos os dados da empresa Odebrecht - documentos bancários, emails e testemunhos de delatores - que o Ministério Público está a usar para tentar descobrir quem é o “Príncipe”.

São 134 páginas explosivas, assinadas no início do mês passado por um juiz do Supremo Tribunal Federal (STF), a última instância do poder judiciário brasileiro, que podem destruir de vez a Operação Lava Jato e estilhaçar também várias investigações internacionais que usaram ou estão a usar como provas os dados dos sistemas informáticos da empresa Odebrecht, como sucede em Portugal no processo EDP/CMECs e particularmente no segmento sobre as suspeitas na construção da Barragem do Baixo Sabor.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.