Sábado – Pense por si

Processo EDP/CMEC: advogados alertam juiz para eventuais crimes de desobediência por parte de magistrados do MP

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 26 de abril de 2024 às 20:01

Juiz mandou destruir emails que foram apreendidos sem autorização. Perante as notícias de que os procuradores do DCIAP não iriam obedecer, a defesa de um dos arguidos sustenta que tal seria “um golpe de Estado judiciário”

Os advogados de um dos arguidos do caso EDP/CMEC pediram ao juiz de instrução Nuno Dias Costa que informe os procuradores do DCIAP titulares do processo de que incorrerão num crime de desobediência caso decidam ignorar a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e um despacho do próprio magistrado judicial que os impediu de utilizar 3.277 emails apreendidos sem autorização a João Manso Neto. Mais do que isso: de acordo com os juristas, se tal acontecesse o país estaria perante um "golpe de Estado judiciário".  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.