Autoridades detetaram ainda uma pedra preciosa que creem tratar-se de um diamante, 15 relógios de luxo e um comprovativo de uma transferência feita para uma conta ligada a Miguel Albuquerque.
Durante as buscas na Madeira, a Polícia Judiciária (PJ) descobriu uma pedra preciosa entre cartões de visita e embrulhada em papel vegetal, que acredita ser um diamante, numa gaveta da mesa de Pedro Calado, ex-presidente da Câmara Municipal do Funchal. Além disso, foram ainda encontrados 15 relógios de luxo avaliados em milhares de euros.
Hélder Santos/ASPress
De acordo com a TVI, foram ainda detetados 10 mil euros em casa da mãe do ex-autarca e 30 mil euros numa conta da sua filha. Parte do dinheiro foi encontrada em envelopes com o símbolo da autarquia.
Em casa de Pedro Calado, a PJ recolheu ainda um comprovativo de uma transferência de €7.500 para uma conta em nome de Miguel Albuquerque, presidente demissionário do Governo Regional da Madeira.
Perante as descobertas, a PJ acredita que Paulo Calado mostrava "um nível de vida muito superior àquele que é o esperado de um servidor público, seja no exercício das funções de vice-presidente do governo regional da Madeira, seja nas de presidente da câmara municipal do Funchal".
As buscas levaram à constituição de três arguidos, Custódio Correia, CEO da Socicorreia, Pedro Calado, ex-autarca do Funchal, e Avelino Farinha, empresário líder do grupo madeirense AFA.
Em causa estão suspeitas de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, prevaricação, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, abuso de poderes e tráfico de influência, segundo a PJ.
De acordo com documentos judiciais a que a Lusa teve acesso, o Ministério Público refere que o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque (PSD), o ex-presidente da Câmara Municipal do Funchal Pedro Calado (PSD) e o líder do grupo de construção AFA, Avelino Farinha, estabeleceram, "ao longo do tempo, uma relação de particular proximidade e confiança" que terá beneficiado aquele grupo empresarial "ao arrepio das regras da livre concorrência e da contratação pública".
Entre os contratos alvo de investigação criminal, de acordo com os documentos judiciais estão a concessão de serviço público de transporte rodoviário de passageiros na ilha da Madeira, a concessão do Teleférico do Curral das Freiras, o projeto da Praia Formosa e o Funchal Jazz 2022-2023.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."