Sábado – Pense por si

Relação ordena que ex-presidente da Câmara do Funchal entregue passaporte

Lusa 06 de fevereiro de 2025 às 18:06
As mais lidas

Em causa está uma megaoperação na Madeira, por suspeitas de corrupção, branqueamento e prevaricação.

O Tribunal da Relação de Lisboa ordenou hoje, no âmbito do processo de corrupção na Madeira, que o ex-presidente da Câmara do Funchal Pedro Calado e o empresário Avelino Farinha entreguem os passaportes.

Hélder Santos/ASPress/Medialivre

De acordo com acórdão a que a agência Lusa teve acesso, a Relação de Lisboa entende que a entrega do passaporte de Pedro Calado é necessária, uma vez que este tem ligações a Angola e ao Dubai.

Em janeiro do ano passado, foi feita uma megaoperação na Madeira, por suspeitas de corrupção, branqueamento e prevaricação.

Da operação resultaram três detidos: o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, que renunciou ao cargo dias depois, e dois empresários da Madeira do setor da construção civil, Avelino Farinha, líder do grupo de construção AFA, e Custódio Correia, o principal acionista do grupo Socicorreia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.