A confirmação foi dada por João Cunha e Silva, presidente do Conselho Regional do PSD, depois de o CDS/Madeira não ter concordado que Albuquerque, demissionário, se mantenha no cargo até à votação do Orçamento regional.
O PSD/Madeira está preparado para apresentar um novo Governo Regional e um novo orçamento. Os social-democratas rejeitaram a hipótese de eleições antecipadas, tendo uma reunião marcada para esta quinta-feira, dia 1 de fevereiro, avançou aRTP.
HOMEM DE GOUVEIA/LUSA
"Nós temos a possibilidade de apresentar um Governo e temos a possibilidade de apresentar um Orçamento e pôr a Madeira a funcionar, garantindo estabilidade para os próximos tempos", disse João Cunha e Silva, presidente do Conselho Regional do PSD à RTP. "Não creio que havendo uma maioria parlamentar haja argumentos que justifiquem a dissolução do Parlamento."
Defendeu que a demissão de Miguel Albuquerque deve ter efeitos imediatos, tendo ainda garantido que as eleições antecipadas trariam instabilidade para a Madeira.
Miguel Albuquerque renunciou ao cargo de presidente do Governo da Madeira na segunda-feira, dia 29, dois dias depois de ter sido constituído arguido num processo onde é suspeito de crimes de corrupção, participação económica em negócio e prevaricação e também de eventual violação de regras comunitárias em matéria de adjudicação.
O anúncio do presidente do Conselho Regional do PSD de hoje surge após o PAN/Madeira ter exigido a demissão de Miguel Albuquerque, mas mostrando-se aberto a esperar pela votação do Orçamento em fevereiro com o acordo de incidência parlamentar que suporta a maioria absoluta que a coligação PSD/CDS-PP tem na Assembleia Legislativa da Madeira.
Mas Rui Barreto, líder do CDS-PP/Madeira, defendeu na segunda-feira a exoneração imediata de Miguel Albuquerque e a indigitação de um novo executivo.
Na semana passada, a Polícia Judiciária realizou várias buscas na Madeira, nos Açores e em várias empresas no continente, no qual Miguel Albuquerque foi constituído arguido. No âmbito da operação foram detidos Pedro Calado, ex-presidente da Câmara do Funchal, Avelino Farinha, líder do grupo AFA no Funchal e o principal acionista do grupo ligado à construção civil Socicorreia, Custódio Correia.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro
Montenegro e Rangel ignoram, de forma conveniente, que o dever primordial de qualquer Estado democrático é proteger a vida e a integridade física dos seus cidadãos