Sábado – Pense por si

PJ detém 28 pessoas em operação contra tráfico humano no Alentejo

Leonor Riso
Leonor Riso 21 de novembro de 2023 às 11:14
As mais lidas

Operação Espelho envolveu 480 operacionais no Baixo Alentejo. Detidos serão presentes a juiz na quarta-feira e vítimas vão ser ajudadas pela Segurança Social.

A Polícia Judiciária avançou esta terça-feira com uma operação contra o tráfico humano, na zona de Évora.

Alexandre Azevedo/Sábado

A Operação Espelho, liderada pela Unidade Nacional Contra Terrorismo, envolveu 480 operacionais no terreno em "várias cidades e freguesias da região do Baixo Alentejo, tendo procedido ao cumprimento de setenta e oito Mandados de Busca domiciliária e não domiciliária, e à detenção fora de flagrante delito, até ao momento, de 28 homens e mulheres", indica o comunicado.

"Os suspeitos integram uma estrutura criminosa dedicada à exploração do trabalho de cidadãos imigrantes, na sua maioria, aliciados nos seus países de origem, tais como Roménia, Moldávia, Ucrânia, Índia, Senegal, Paquistão, entre outros, para virem trabalhar em explorações agrícolas naquela região do nosso país. Os suspeitos, de nacionalidade portuguesa e estrangeira, encontram-se fortemente indiciados pela prática de crimes de associação criminosa, de tráfico de pessoas, de auxílio à imigração ilegal, de angariação de mão-se-obra ilegal, de extorsão, de branqueamento de capitais, fraude fiscal, ofensas à integridade física, posse de arma de fogo e falsificação de documentos", adianta a PJ.

As vítimas com necessidades de apoio social imediato serão encaminhadas pela Segurança Social. A operação contou ainda com o apoio da Força Aérea Portuguesa.

Os detidos vão ser presentes a juiz na quarta-feira para que lhes sejam aplicadas as medidas de coação.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.