Sábado – Pense por si

Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro. O que eles andaram para aqui chegar

Margarida Davim , Alexandre R. Malhado 23 de novembro de 2023 às 20:00

Dois percursos, o mesmo objetivo. Pedro Nuno Santos lançou-se à liderança da JS só com um apoiante: o amigo Jorge Vultos Sequeira, que fez quilómetros ao volante de um Renault Laguna para conquistar apoios, um a um. Carneiro andou num grupo de jovens católicos, tocava acordeão e foi jornalista d'O Independente e autarca-modelo.

Pedro Nuno Santos tinha 27 anos, uma barba incipiente, óculos e um ar desengonçado. Na altura estava a trabalhar na administração da empresa do pai, em São João da Madeira, mas já era claro que a política era a sua vocação. Entrou pela primeira vez numa sede do PS para se inscrever aos 14 anos e aos 18 já era presidente de uma Assembleia de Freguesia, depois de ter sido candidato à câmara de São João da Madeira e de ter perdido para o muito experiente Castro Almeida do PSD. No ISEG tinha estado na Associação de Estudantes e dava nas vistas nos congressos da JS. Não havia dúvidas: queria ser líder da Jota, mas tinha um problema: praticamente ninguém o conhecia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.