Bolachas, água e uma ficha elétrica para dezenas de passageiros que chegaram a Lisboa sem o teste feito. Tiveram de pagar 100 euros e estiveram mais de oito horas à espera.
Os passageiros que desembarquem em Portugal sem comprovativo de teste negativo têm de fazer teste à chegada e aguardar no aeroporto até saberem o resultado, o que pode demorar mais de oito horas. Esta segunda-feira, certa de 200 pessoas que chegaram de Munique às 11h30 estiveram mais de oito horas e meia à espera para receberem os resultados dos testes no aeroporto de Lisboa.
Pedro Torres é um dos cerca de "200 passageiros" que espera por saber o resultado do teste à covid-19 no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Os passageiros vinham de Munique, na Alemanha, e desde o desembarque que esperam autorização para saírem do aeroporto, só o podendo fazer depois de terem o resultado do teste ao novo coronavírus.
Sem comprovativo do teste laboratorial (PCR) para perceber se o passageiro está infetado com o SARS-CoV-2, os passageiros devem efetuar o teste à chegada a Lisboa. Pedro Torres conta à SÁBADO que o seu voo aterrou às 11h30 e fizeram rapidamente o teste, mas que os responsáveis informaram de imediato que os resultados iam demorar entre "seis a oito horas" a ser conhecidos e que entretanto tinham de se manter na sala preparada para estes efeitos.
À chegada ao aeroporto, os passageiros fizeram o teste nos laboratórios do aeroporto, cujo custo é de 100 euros cada. A empresa que está a efetuar os testes é a Synlab, apurou a SÁBADO.
Pedro Torres conta ainda que os passageiros que aguardam os resultados receberam garrafas de água e bolachas. "Mas temos aqui crianças que estão a ficar irrequietas e até tínhamos uma senhora idosa em cadeira de rodas que entretanto foi chamada, ao fim de sete horas de espera", relata.
Estes tempos de espera têm sido comuns, principalmente devido à entrada em vigor das novas regras. Num despacho publicado a 29 de janeiro é afirmado que os cidadãos nacionais e cidadãos estrangeiros com residência legal em território nacional e os seus familiares que embarquem sem comprovativo de teste têm de aguardar "em local próprio no interior do aeroporto até à notificação do resultado negativo".
A SÁBADO tentou contactar a ANA - Aeroportos de Portugal, mas não obteve resposta.
Passageiros esperam oito horas por resultados de testes no aeroporto de Lisboa
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.