Sábado – Pense por si

Os trabalhos de Leão: os trunfos e as dores de cabeça à esquerda

Margarida Davim
Margarida Davim 12 de outubro de 2021 às 13:08

João Leão mostra-se "confiante" na aprovação do Orçamento. E dá alguns sinais à esquerda. Mas podem ser curtos. A negociação deve manter-se até ao final. Para já, o BE anuncia o voto contra.

Oslogando Governo para o Orçamento pretende falar ao coração da esquerda, mas muitas das medidas anunciadas ficam aquém do que tem sido exigido por PCP e BE. "Um Orçamento bom para as famílias", como João Leão o anunciou, tem descida de IRS para todos os escalões, alívio fiscal para os trabalhadores jovens e para os que regressam do estrangeiro, apoios extra a quem tem filhos e às crianças em situação de pobreza, reforço do investimento no SNS e na recuperação das aprendizagens na Educação e aumento da tributação das mais-valias especulativas. Mas não é claro que isso chegue para convencer os partidos da esquerda de que este seja mesmo "um Orçamento bom".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.