
Propostas da oposição no OE2022. Está o Governo a cumprir?
PAN e Livre conseguiram aprovar 53 propostas no OE para 2022. E abstiveram-se. Agora, repetiu-se o filme. Mas será que Costa está a cumprir o que foi aprovado?
PAN e Livre conseguiram aprovar 53 propostas no OE para 2022. E abstiveram-se. Agora, repetiu-se o filme. Mas será que Costa está a cumprir o que foi aprovado?
Inês Sousa Real diz que “o Governo tem-se mostrado como um bom aluno na teoria, mas falhado em passar das palavras aos atos”, mas afirma aguardar “com curiosidade o plano para poupança de energia”.
"O Livre irá abster-se e acompanhará a implementação pelo Governo das medidas aprovadas", declarou Rui Tavares.
Vai pagar menos para arranjar o frigorífico e até pode conseguir creche grátis, mas beber um refrigerante ou fumar um cigarro sairá sempre mais caro. Se for funcionário público terá austeridade.
E se a oportunidade surgir. Com aproximação ao PS? Não responde diretamente. A advogada, que chegou a deputada com o PAN e se desfiliou, faz um balanço do mandato e considera "uma vergonha" o regimento para os não inscritos.
A presidente do SNESup lembrou que houve "dinheiro que estava orçamentado e não foi gasto": "Se tivéssemos gasto tudo o que estava orçamentado, a diferença seria de 135 milhões de euros", disse.
Simulações das consultoras fiscais sugerem poupanças anuais entre 50 e 400 euros dependendo do estado civil de quem calha no sétimo e oitavo escalões. Classe média mais remediada, que trabalhe por conta de outrem, também poupa.
No pós-pandemia volta a tática anterior, com o Governo a guardar margem para negociar à esquerda e surpreender no défice. A subida da despesa ultrapassa muito um alívio fiscal que não é para todos.
O SMN, atualmente nos 665 euros, deverá ter -- segundo proposta do Governo -- um aumento em 40 euros no próximo ano, para 705 euros.