Sábado – Pense por si

Os segredos à volta desta mesa de Marcelo

Margarida Davim
Margarida Davim 03 de setembro de 2023 às 18:00

Só em 2056 será possível ler as atas do Conselho de Estado presidido por Marcelo Rebelo de Sousa. Mas a SÁBADO já revela alguns pormenores. Dia 5 há novo encontro, com Marcelo a prometer algo diferente.

A primeira regra do Conselho de Estado “é o sigilo absoluto”, diz à SÁBADO um dos membros do órgão que aconselha Marcelo Rebelo de Sousa. O segredo é tanto que a lei determina que “as atas do Conselho de Estado não podem ser consultadas nem divulgadas, durante um período de 30 anos a contar do final do mandato presidencial em que se realizaram as reuniões a que respeitam” e, mesmo depois desse prazo, qualquer consulta tem de ser solicitada diretamente ao Presidente da República. O segredo, explicam vários conselheiros, serve para que aquele seja um espaço de total liberdade, fora das pressões impostas pelas agendas políticas do momento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.