
Marques Mendes critica "silêncio insuportável" sobre Gaza e pede condenação de ataques israelitas
O candidato presidencial disse que Portugal precisa de "ambição na política internacional".
O candidato presidencial disse que Portugal precisa de "ambição na política internacional".
O 16.º Presidente da República é o próximo retratado na coleção Pequenas Biografias. Isabel Tavares explica o que o distinguia de Soares, o que o unia a Otelo e fala sobre o "fim inglório" que teve na política nacional.
O papel dos boletins foi oferta da Suécia, o esforço de organização das eleições foi dos militares e 92% dos recenseados votaram. A par do entusiasmo com a novidade - "ninguém dormiu na campanha", conta Marcelo Rebelo de Sousa - houve violência e alguns milhares de pessoas não puderam votar por causa do seu papel na ditadura. As eleições para a Assembleia Constituinte, um marco da transição, deram o primeiro triunfo aos moderados.
Foi assinado igualmente o decreto que convoca eleições legislativas para 18 de maio.
"O Sr. Presidente da República transmitiu aos portugueses o seu sentimento, o sentimento resultante da auscultação do Conselho de Estado e também dos partidos políticos", declarou o primeiro-ministro.
O Estado passa a ter de promover a cobertura progressiva do território nacional de consultas gratuitas nos centros e postos de saúde, bem como nos serviços de ginecologia e obstetrícia de todos os hospitais, com pessoal devidamente habilitado.
"Sei que há tentativas de reeditar notícias antigas e requentadas. Estou muito à vontade muito tranquilo, cumpri sempre as minhas obrigações e também dei resposta às solicitações que me foram feitas", disse Luís Montenegro
Declarações surgiram numa comunicação ao País, que se iniciou pelas 20h.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai anunciar a sua decisão pelas 20h.
Reunião terminou pelas 17h44.
Depois de ouvir os partidos políticos e os conselheiros de Estado, o Presidente da República fala aos portugueses esta noite.
O Presidente recebeu os partidos com assento parlamentar que se manifestaram, de forma unânime, a favor da dissolução e da convocação de eleições legislativas antecipadas.
O Presidente da República ouvirá ao longo do dia todos os partidos com assento parlamento e convocou para quinta-feira às 15:00 uma reunião do Conselho de Estado
A sessão que assinala a Revolução dos Cravos no parlamento não se realizou em apenas quatro dos 49 anos da Assembleia da República nascida das eleições de 25 de abril de 1976, data da entrada em vigor da Constituição democrática.
Chama-se "Movimento Gouveia e Melo Presidente" e foi registado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual no dia 27 de fevereiro. Pode ser usado numa vasta gama de produtos e serviços.
Para a IL, "o país está refém de líderes partidários taticistas, incapazes de construir soluções".