Sábado – Pense por si

António Damásio renuncia ao cargo de Conselheiro de Estado

Andreia Antunes
Andreia Antunes 14 de fevereiro de 2024 às 12:13
As mais lidas

Marcelo Rebelo de Sousa nomeou a maestrina Joana Carneiro para o substituir.

António Damásio renunciou ao cargo de Conselheiro de Estado "por razões pessoais", de acordo com anota publicada no site da Presidência.  

Pedro Zenkl/COFINA MEDIA

Marcelo Rebelo de Sousa nomeou a maestrina Joana Carneiro para a então função de António Damásio.

"O Presidente da República recebeu a renúncia ao cargo de Conselheiro de Estado do Prof. Doutor António Damásio, por razões pessoais, tendo decidido designar para aquelas funções a Maestrina Joana Carneiro", refere o comunicado.

Os membros nomeados pelo Presidente para o Conselho de Estado são agora Leonor Beleza, Lídia Jorge, Joana Carneiro, António Lobo Xavier e Luís Marques Mendes.

Há uns dias, o jornal Expresso avançou que António Damásio nunca chegou a entregar a declaração de património e rendimentos, algo que é obrigatório por lei, tendo o mesmo argumentado com a sua dupla nacionalidade e o facto de declarar os rendimentos e património no estrangeiro.

O Tribunal Constitucional não aceitou a justificação do antigo Conselheiro de Estado, mencionando que devido ao cargo político estaria sujeito a cumprir a sua obrigação legal.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.