Sábado – Pense por si

António Damásio renuncia ao cargo de Conselheiro de Estado

Marcelo Rebelo de Sousa nomeou a maestrina Joana Carneiro para o substituir.

António Damásio renunciou ao cargo de Conselheiro de Estado "por razões pessoais", de acordo com anota publicada no site da Presidência.  

Pedro Zenkl/COFINA MEDIA

Marcelo Rebelo de Sousa nomeou a maestrina Joana Carneiro para a então função de António Damásio.

"O Presidente da República recebeu a renúncia ao cargo de Conselheiro de Estado do Prof. Doutor António Damásio, por razões pessoais, tendo decidido designar para aquelas funções a Maestrina Joana Carneiro", refere o comunicado.

Os membros nomeados pelo Presidente para o Conselho de Estado são agora Leonor Beleza, Lídia Jorge, Joana Carneiro, António Lobo Xavier e Luís Marques Mendes.

Há uns dias, o jornal Expresso avançou que António Damásio nunca chegou a entregar a declaração de património e rendimentos, algo que é obrigatório por lei, tendo o mesmo argumentado com a sua dupla nacionalidade e o facto de declarar os rendimentos e património no estrangeiro.

O Tribunal Constitucional não aceitou a justificação do antigo Conselheiro de Estado, mencionando que devido ao cargo político estaria sujeito a cumprir a sua obrigação legal.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.