Sábado – Pense por si

Os deputados que dizem adeus a São Bento

Margarida Davim
Margarida Davim 19 de dezembro de 2021 às 18:00

Estão a arrumar os últimos papéis antes de deixarem São Bento. Há quem vá para a reforma, quem procure trabalho e quem tenha recusado convites da concorrência.

Os dois armários que tem no pequeno gabinete começam a ficar vazios. Jorge Lacão já levou quase todos os dossiês que foi acumulando desde que se iniciou nas lides parlamentares em 1983. Para levar tudo para casa foram precisos dois carrinhos de supermercado cheios. Cecília Meireles pouco tem nas estantes da sala que partilha com João Almeida e Miguel Arrobas até já se livrou de papéis que deixaram de ter importância.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.