Sábado – Pense por si

Balsemão ajusta contas com Marcelo, Cavaco, Ongoing, jornalistas (e Cristina)

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 02 de setembro de 2021 às 08:00

O homem que cruza política e media ao mais alto nível publica mil páginas de "Memórias" nas quais defende o legado e não perdoa os inimigos: políticos, jornalistas, empresários e estrelas de TV.

Ao chamar "Memórias" ao volume de mil páginas que publica este mês, Francisco Pinto Balsemão evita o exame completo de uma autobiografia – que teria de versar sobre uma vida amorosa e parental particularmente turbulenta – e centra-se no seu percurso profissional singular em Portugal, no qual cruzou ao longo de 60 anos, em regimes diferentes, política ao mais alto nível com jornalismo e media. "Ficaram de fora muitas recordações pessoais. De amores, paixões e traições, de amizades e frustrações", admite já perto do fim do livro. "O jogo da memória é perigoso e complicado. E muito propício à batota: só me lembro do que me convém?"

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".