NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Jato privado pertence a uma empresa portuguesa. É a terceira aeronave privada da rota Brasil-Portugal em que é encontrada droga, nos últimos meses.
João Loureiro, antigo presidente do Boavista, era um dos dois passageiros a bordo de um voo de Portugal para o Brasil de um jato privado, onde foram encontrados 500 quilos de cocaína apreendida pela Polícia Federal brasileira no aeroporto de Salvador a 9 de fevereiro. De acordo com a imprensa brasileira, a droga foi encontrada depois de a aeronave ter tentado voltar para Portugal a partir do Aeroporto Internacional de Salvador, e ter acusado problemas mecânicos.
O avião chegou ao Brasil a 28 de janeiro, vindo de um hangar de pintura em Portugal. Parou em Salvador, e daí, foi para Jundiaí, no interior de São Paulo. Daqui, saiu no dia 7. Dois dias depois, os mecânicos encontraram parte da droga em Salvador, enquanto arranjavam a aeronave, um Dassault Falcon 900B. Chamaram a Polícia Federal e os cães farejadores descobriram a meia tonelada de cocaína.
O voo de regresso a Portugal estava marcado para 1 de fevereiro mas foi sendo adiado. A última data era 9 de fevereiro mas nenhum passageiro compareceu no aeroporto, indica a SIC.
O avião tem a matrícula CS-DTP e pertence à empresa Omni Aviação, revela ositeAeroin. Esta empresa criou a Whitejets no Brasil e também é dona da White Airways, uma companhia aérea que presta serviços à TAP Express.
Segundo a SIC, o avião partiu de Tires no dia 27 de janeiro e foi para São Paulo depois de ter feito escalas em Cabo Verde e Salvador, de onde seguiu para São Paulo, o destino final. Além de João Loureiro, um cidadão espanhol era passageiro do avião e estaria a ser observado pela Polícia Judiciária por suspeitas de tráfico de droga.
Ao canal televisivo, João Loureiro disse ter ido ao Brasil devido a uma proposta de emprego de uma empresa, para consultoria. A viagem foi paga pela empresa. Está a aguardar para ser ouvido pelas autoridades.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros indicou que não foi dada autorização à aeronave para aterrar em Portugal. De acordo com o jornalTribuna de Jundiaí, este seria o terceiro caso de jato apreendido na rota Brasil – Portugal apenas nos últimos meses. OsiteAeroin detalha que a 1 de outubro de 2020, um jato aterrou no aeroporto Humberto Delgado com 170 quilos de cocaína. Cinco pessoas foram detidas. Outro caso ocorreu em dezembro de 2020, com outro jato.
Os responsáveis pelo transporte da droga podem vir a responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 25 anos de prisão.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Só espero que, tal como aconteceu em 2019, os portugueses e as portuguesas punam severamente aqueles e aquelas que, cinicamente e com um total desrespeito pela dor e o sofrimento dos sobreviventes e dos familiares dos falecidos, assumem essas atitudes indignas e repulsivas.
Identificar todas as causas do grave acidente ocorrido no Ascensor da Glória, em Lisboa, na passada semana, é umas das melhores homenagens que podem ser feitas às vítimas.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar