Sábado – Pense por si

Nuno Vasconcellos, o grande devedor do BES que se passeia num Porsche

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 20 de maio de 2021 às 14:00

Deixou uma das maiores dívidas de sempre em Portugal. Tem vida de luxo no Brasil, onde surge ligado a 13 empresas com um capital social de 41 milhões de euros. Esta quinta-feira, vai ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco.

Foi em 2010, quando a Ongoing estava na crista da onda, que uma agente de execução entrou na luxuosa sede da empresa, em Lisboa. Objetivo: executar uma dívida próxima de 7 mil euros, por obras feitas no edifício. O credor fora obrigado a recorrer à justiça e ali estava, ao lado da agente de execução, para levar bens da empresa liderada por Nuno Vasconcellos. Para demonstrar o seu desagrado escolheu um busto do avô de Vasconcellos. Não chegaria a levá-lo, conta à SÁBADO - "em menos de 15 minutos" apareceu uma secretária de cheque na mão, com a verba reclamada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.