Sábado – Pense por si

Morreu António Mega Ferreira

Diogo Barreto
Diogo Barreto 26 de dezembro de 2022 às 12:01
As mais lidas

O escritor ficou conhecido do público geral por ter sido comissário da Expo 98. "Foi um dos melhores da sua e minha geração no campo da cultura", recorda Marcelo.

João Miguel Rodrigues/Sábado

Morreu o escritor António Mega Ferreira, aos 73 anos. A morte foi anunciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no site da Presidência.

Marcelo lembra Mega Ferreira como "um amigo de sempre, jornalista da imprensa e da televisão, editor, ficcionista, ensaísta, cronista, poeta, tradutor, gestor cultural" e ainda como "uma das figuras mais dinâmicas da cultura portuguesa do último meio século". "Foi um dos melhores da sua e minha geração no campo da cultura. Presto-lhe a minha homenagem sentida", sublinha ainda.

Mega Ferreira nasceu em Lisboa em 1949 e frequentou o Liceu Pedro Nunes e também a Faculdade de Direito de Lisboa, como relembra a nota da Presidência. Foi jornalista e escritor, mas só com o projeto da Expo 98 é que se tornou conhecido do grande público. 

Mega Ferreira: “A Expo 98 gerou um cagaço dos demónios”


O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, refere-se a Mega Ferreira como "personalidade que deixa uma marca indelével na sociedade portuguesa. Foi um extraordinário intelectual público e um brilhante gestor cultural, uma combinação absolutamente incomum e que o distingue no panorama cultural português". 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As polémicas escutas

As 50 conversas de António Costa intercetadas revelam pedidos de cunhas e desabafos. Na Ucrânia, há um português na linha da frente, a fugir de drones e a esconder-se vários dias em trincheiras. Por cá, um casal luta contra a doença do filho, tão rara que ainda não tem nome