Sábado – Pense por si

Morreu António Mega Ferreira

Diogo Barreto
Diogo Barreto 26 de dezembro de 2022 às 12:01
As mais lidas

O escritor ficou conhecido do público geral por ter sido comissário da Expo 98. "Foi um dos melhores da sua e minha geração no campo da cultura", recorda Marcelo.

João Miguel Rodrigues/Sábado

Morreu o escritor António Mega Ferreira, aos 73 anos. A morte foi anunciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no site da Presidência.

Marcelo lembra Mega Ferreira como "um amigo de sempre, jornalista da imprensa e da televisão, editor, ficcionista, ensaísta, cronista, poeta, tradutor, gestor cultural" e ainda como "uma das figuras mais dinâmicas da cultura portuguesa do último meio século". "Foi um dos melhores da sua e minha geração no campo da cultura. Presto-lhe a minha homenagem sentida", sublinha ainda.

Mega Ferreira nasceu em Lisboa em 1949 e frequentou o Liceu Pedro Nunes e também a Faculdade de Direito de Lisboa, como relembra a nota da Presidência. Foi jornalista e escritor, mas só com o projeto da Expo 98 é que se tornou conhecido do grande público. 

Mega Ferreira: “A Expo 98 gerou um cagaço dos demónios”


O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, refere-se a Mega Ferreira como "personalidade que deixa uma marca indelével na sociedade portuguesa. Foi um extraordinário intelectual público e um brilhante gestor cultural, uma combinação absolutamente incomum e que o distingue no panorama cultural português". 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.