Primeiro-ministro aceitou sugestão da UGT e vai reunir-se com a central sindical na próxima semana. Objetivo de Luís Montenegro é manter aberta a porta ao diálogo e conseguir chegar a um acordo, ainda que depois da paralisação convocada para 11 de dezembro.
Sem avanços nas negociações com os sindicatos para travar a greve geral marcada para 11 de dezembro, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai reunir diretamente com a UGT na expectativa de conseguir um acordo ainda que depois da paralisação, avança esta sexta-feira o Expresso. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira, dia 26 de novembro.
Montenegro defende Orçamento do Estado para 2026 no parlamentoMiguel A. Lopes / Lusa
O encontro, que foi sugerido pela própria UGT, tem como objetivo manter aberta a porta ao diálogo com os sindicatos, que, segundo fonte próxima do Governo, "tem sido feito em vários níveis, nem todos visíveis". Luís Montenegro tem sido aconselhado a moderar o tom do braço de ferro com os sindicatos – e com a UGT em particular –, desde logo pelo candidato presidencial Luís Marques Mendes.
Segundo o Expresso, a "sucessiva intransigência" da ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho, na condução das negociações causou mal-estar na UGT e terá motivado a central sindical a juntar-se à CGTP na convocação da greve geral. Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, o secretário-geral da UGT, Mário Mourão, admitiu que "o Governo encostou a UGT à parede". À saída da reunião bilateral com a UGT, a ministra referiu que, se a greve não for desconvocada, a reunião da concertação social agendada para a véspera, dia 10 de dezembro, será desmarcada.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os derradeiros dias de Pessoa com a mãe, a dama de companhia que guardou os papéis de Flores Singelas e o seu esquecimento, durante anos, no espólio de Natália Correia
A indústria financeira explora o desconhecimento e os viés comportamentais da maioria dos clientes – e faz parte do problema dos baixos rendimentos no país.
A indústria financeira explora o desconhecimento ou os viés comportamentais dos seus clientes - e faz parte do problema dos baixos rendimentos no país.