Sábado – Pense por si

Férias, despedimentos, salários: os avanços e recuos na lei laboral

SÁBADO
SÁBADO 09:24
As mais lidas

Última proposta de revisão da lei laboral repõe regras que vigoraram entre 2003 e 2014, altura em que a troika acabou com a benesse de beneficiar assiduidade.

Nova proposta recua nas limitações ao horário flexível mas mantém o essencial do banco de horas e da flexibilização dos despedimentos, trava subsídios em duodécimos e facilita redução de salário por acordo com o trabalhador. Negociações bilaterais prosseguem esta quarta-feira com a UGT.

Debate sobre alterações na lei laboral em Portugal
Debate sobre alterações na lei laboral em Portugal MIGUEL A. LOPES/LUSA

Saiba mais no site do

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.