Segundo Fernando Alexandre, neste momento, deverá haver cerca de mil horários completos por preencher nas escolas.
O ministro da Educação garantiu esta quarta-feira que em pelo menos 98% das escolas os alunos terão aulas a todas as disciplinas, uma vez que todos os professores estão já colocados.
Ministro da Educação aborda início do ano letivo em PortugalANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
Em entrevista à Antena 1 na véspera do arranque de mais um ano letivo, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, disse que em "98%/99% das escolas os professores estão todos colocados, os alunos vão ter aulas a todas as disciplinas".
O número de alunos sem todas as disciplinas "ainda não está calculado", mas o ministro garante que as necessidades das escolas "são muito inferiores" aos professores profissionalizados ainda não colocados.
Há "mais de 20 mil professores profissionalizados não colocados", disse, reconhecendo que a maioria vive no norte do país e as necessidades são essencialmente nas zonas de Lisboa, Alentejo e Algarve, onde os custos da habitação e de deslocação são incomportáveis.
Segundo Fernando Alexandre, neste momento, deverá haver cerca de mil horários completos por preencher nas escolas.
Segundo estimativas da Fenprof com base nos pedidos de escolas para preencher horários que continuavam na segunda-feira sem professores atribuídos, há cerca de 276 mil alunos afetados, dos quais mais de quatro mil são crianças do 1.º ciclo em risco de começar o ano sem professor.
Para os sindicatos é essencial tornar a profissão mais atrativa. Em resposta, a tutela já anunciou que irá iniciar ainda este mês o processo negocial para rever o Estatuto da Carreira Docente.
Sobre a falta de vagas no ensino pré-escolar, o ministro recordou que a tutela irá assinar contratos de associação para alargar as vagas na rede pública.
As aulas arrancam no final desta semana para 1,6 milhões de crianças e jovens desde o pré-escolar até ao ensino secundário.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Cliques e emoções substituíram rigor e independência. Talvez o legado de Pinto Balsemão possa lembrar que ética, critério e responsabilidade são os alicerces de uma sociedade sustentável e de uma esfera pública saudável.
André Ventura disse finalmente aquilo que há tanto tempo ansiava: “Não era preciso um Salazar, eram precisos três para pôr o país em ordem”. Resta saber se esse salazarista conhece a fábula da rã que queria ser grande como um boi.
O livro de Cercas, "O Louco de Deus no Fim do Mundo" é a procura da justificação da ressurreição plena dos corpos entre os crentes católicos, mas assenta num equívoco.